Imprimir   Adicionar aos favoritos   Envie esta página

Cinturão Verde

Belo, rico e eficiente

Cinturão Verde da ArcelorMittal Tubarão

Com mais de 2,6 milhões de árvores e arbustos o Cinturão Verde da ArcelorMittal Tubarão é bonito de se ver. Mas não só isso. Sua função principal é atuar como barreira natural no entorno da usina. A altura média das árvores chega a 18 metros, pois isso garante a eficiência na redução da velocidade do vento. Dessa forma, evita que o material estocado nos pátios - como minério e outros insumos - seja arrastado para fora da unidade industrial.

A eficiência do Cinturão Verde da ArcelorMittal Tubarão já foi comprovada em estudos realizados, em 1997 e 2004, pelo Midwest Research Institute (MRI), instituição norte-americana, independente e sem fins lucrativos, fundada em 1944, atualmente considerada como referência em estudos ambientais em todo o mundo. Nas duas ocasiões, o relatório do MRI afirmou que o Cinturão Verde apresenta eficiência acima de 85% no controle do vento com velocidade acima de 16 metros por segundo e de 100% para velocidades menores. Em 2010, o Instituto está fazendo um novo estudo para verificar a manutenção dessa eficiência.

Além dessa função, o Cinturão Verde também proporciona redução do nível de ruído;contenção da erosão do solo; e embelezamento paisagístico dentro da usina. Este ano, em mais uma iniciativa sugerida pelos próprios empregados, o Cinturão Verde da ArcelorMittal Tubarão ganhou áreas elevadas, com taludes construídos no entorno da Sol Coqueria e de alguns pátios de armazenagem. Só no entorno do Pátio de Escoria 2, foram plantadas mais de 5 mil mudas de espécies como aroeira, acácia, flamboyant entre outras.

Mesmo sendo um dispositivo de controle ambiental, o Cinturão Verde também é uma floresta viva, com uma rica diversidade de plantas e animais. Em seus mais de sete km² de extensão, abriga oito diferentes Áreas de Preservação Permanente, com lagoas, brejos, mangues e praias. A área é monitorada por especialistas que medem, avaliam e protegem a vida neste espaço. É por isso que a biodiversidade do Cinturão Verde cresce ano a ano. No último levantamento realizado foi registrada a presença de:

árvores frutíferas espécies nativas da mata atlântica flores e arbustos (habitat ideal para pássaros) insetos reptéis anfíbios pequenos mamíferos
árvores frutíferas espécies nativas da mata atlântica flores e arbustos que formam o habitat ideal para pássaros insetos repteis anfíbios pequenos mamíferos

Confira os dados nos gráficos abaixo:

Levantamento Florístico Levantamento Faunístico


Voltar a página anterior
Design Foster Copyright 2010 - ArcelorMittal Tubarão Política de privacidade

Empresa produtora de placas de aço, aços planos, bobinas e laminados a quente.